Associação Nacional de Apoio ao Idoso
VALORES
-
Cooperação: partilha o trabalho em conjunto, para os mesmos objetivos envolvendo todos em equipa.
-
Solidariedade: defende que o espírito de entreajuda deve estar presente em toda e qualquer intervenção da Instituição.
-
Confidencialidade: compreende o ser humano com personalidade e vivência próprias que merece ser defendido e protegido acima de qualquer outro interesse que não seja o seu. Defende a importância do sigilo profissional, ou seja, preserva informações e dados pessoais dos utentes, como forma de respeitar a vida privada e a dignidade de cada um.
-
Igualdade: defende que todos os idosos têm direito a aceder às repostas da Instituição.
-
Inovação: Intervém de forma empreendedora, implementando respostas adaptadas às necessidades identificadas, valorizando o desenvolvimento de competências dos colaboradores, apostando na atualização constante das estratégias e práticas de atuação.
-
Melhoria da qualidade de vida: a organização define, implementa e controla o seu compromisso relativo ao seu desempenho no domínio da qualidade de vida dos seus utentes.
-
Respeito e Dignidade: A ANAI pretende ser vista como uma instituição que promove a melhoria de todos os serviços prestados, apostando no desenvolvimento pessoal dos utentes de modo a aumentar a sua qualidade de vida.
MISSÃO
A ANAI tem como MISSÃO “promover a "Proteção e Apoio ao Idoso” através da informação, do atendimento personalizado e do encaminhamento devido. Garante ainda a qualidade na prestação de serviços que promove e o desenvolvimento e bem-estar dos utentes que alberga.
OBJETIVOS
-
Proporcionar à pessoa idosa a prática de atividades que possibilitem fortalecer a sua participação social, usufruir de uma vivência consentânea com o seu processo de envelhecimento, permitindo-lhe o pleno exercício da sua condição de cidadão.
-
Colocar à disposição da pessoa idosa em particular e da Comunidade em geral, valências com estrutura e organização próprias que promovam a solidariedade, a cultura, a criatividade, a alegria, proporcionando o bem-estar e facultando assim o estabelecimento de laços de fraterna Amizade e Companheirismo.
-
Prevenir a desinserção social, pela integração saudável e permanente convivência com diferentes gerações. Embora vocacionada para a pessoa idosa, não exclui a possibilidade de acolher nas suas atividades outras camadas etárias.
-
Proporcionar uma prestação de serviços personalizada, adequada e atempada à pessoa idosa, especialmente à mais carente, garantindo-lhe a sua dignidade como ser humano.
-
Minimizar situações de isolamento e de solidão.