Destaques

ver notícia UTL - Viagem a Lisboa – 30 de novembro
2014-01-01

UTL - Viagem a Lisboa – 30 de novembro


No final de Novembro, a turma da História da Arte deslocou-se a Lisboa onde foi visitar, na Fundação Calouste Gulbenkian,  duas muito interessantes exposições: “Sob o Signo de Amadeo – Um Século de Arte” e “O Brilho das Cidades. A Rota dos Azulejos” .

A magnífica obra de Amadeo de Sousa Cardoso já fora visitada por três ocasiões, mas esta foi a mostra mais completa, totalizando cerca de 170 obras, comemorando os trinta anos de existência do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação.

Assim, pela primeira vez, foi apresentado acervo completo do grande pioneiro do Modernismo em Portugal. Uma autêntica maravilha.

A Gulbenkian está a levar a efeito uma exposição inédita, totalmente dedicada ao azulejo. A mostra reúne peças provenientes das mais diversas culturas, como Império Otomano, Pérsia, Índia, Holanda, Inglaterra, Espanha, Itália, Flandres e Portugal. Reparte-se pelos núcleos de: cerâmica dourada, conquistas da geometria, importância da heráldica cristã, a estilização da natureza e a representação da utopia e do quotidiano. Uma maravilha para os olhos e para os sentidos.