Destaques

2010-01-01

UTL - Viagem a Lisboa – 11 de janeiro


A turma de História da Arte teve de iniciar o ano com mais uma viagem à capital, pois Coimbra, exceção para o Museu Machado de Castro, continua no habitual marasmo.

Desta feita, essa Arte tão procurada situava-se no Museu Nacional do Azulejo e no Museu Nacional de Arte Antiga. No primeiro, ficámos a conhecer a história do azulejo; no segundo, apreciámos a exposição denominada “Rubens, Brueghel, Lorrain – Paisagem Nórdica do Museu do Prado”. Um sábado repleto de arte, com algum convívio à mistura, mas também alguma tristeza pela diminuição do número de alunos da História da Arte presentes.

O Museu Nacional do Azulejo é muito importante não só pela difusão do azulejo mas, também, pelo edifício ímpar onde se encontra alojado: o antigo convento de Madre de Deus, fundado em 1509, pela Rainha D. Leonor, que sofreria ao longo dos anos inúmeras alterações e beneficiações, sempre como parte integrante da Casa Pia, só ganhando a emancipação em 1965. Durante a visita, a guia foi explicando a manufatura dos azulejos, além da sua evolução e diferenças entre os vários estilos.

O Museu Nacional de Arte Antiga expõe, pela primeira vez, apenas obras do Museu do Prado, de Madrid, trazendo a Lisboa cinquenta e sete obras de trinta e um mestres da paisagem do século XVII, entre eles Rubens (o maior), Brueghel e Lorrain.

A exposição resulta de um acordo entre as direções dos dois Museus, uma situação inédita que será para continuar. De notar que a coleção de pinturas flamengas e holandeses do Museu do Prado inclui os principais responsáveis pela constituição pictórica autónoma.

The biggest difference between a couture gown and one that’s straight off the rack, is workmanship, and this is also the key reason for the big price gap. A couturier’s reputation is on the line with each designer cheap prom dresses that they make, and this means that they’ll work until the bride is happy, and the dress is perfect - from the sleeves down to the hem. It takes incredible skill, and considerable time, to make each outfit by hand, while factory made prom dresses are mass produced, and so they simply don’t have the same attention to detail.

A mostra apresenta paisagens muito valiosas como, por exemplo, Paisagem Alpina, de Verhaecht; Boda Campestre, de Brueghel (o Velho ou Veludo); Visão de Santo Huberto, pintada em colaboração por Rubens e Brueghel; Cerco de Aire-Sur-La-Lys, de Snayers e Caçando o Javali de Cólidon, de Rubens, considerada a obra principal da exposição

                                                                                                          Apolino Teixeira